segunda-feira, julho 26, 2010

Acordar primeiro pra realizar o sonho é a ciência.

DÁ-LHE RIO!

Roberto Medina (publicitário e empresário brasileiro) e Eduardo Paes (nosso prefeito) bateram o martelo: o quarto ROCK IN RIO brasileiro será realizado em setembro de 2011 no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Eu como brasileiro e principalmente carioca fico muito satisfeito, feliz e começo a acreditar mais na seriedade e coerência das coisas: pra mim, o Rock in Rio, como já diz o próprio nome, tem que no mínimo ser no Rio; e eu acho que a cidade, o charme diferenciado do carioca, e memórias anteriores, garantem mais um evento inesquecível.
Dia 21/01/2001, de férias aqui - na época eu morava em Recife há 6 meses e voltei definitivamente pro Rio 2 meses depois - com 12 anos, assisti com meus primos e nosso tio, Capital Inicial, Deftones, O Surto e Silverchair. O show pra que realmente fomos, ao mesmo tempo encerramento do Rock in Rio 3, Red Hot Chili Peppers no auge do cd Californication... Fogos no final fecharam o show, o evento, a noite, o sonho, e eu não esqueci isso nunca mais.
A ideia da prefeitura é transformar a área de evento em um parque permanente e não repetir o abandono da antiga Cidade do Rock, sede dos shows há nove anos. Muito bom, muito bom!

DÁ-LHE RIO (2)

A propósito, o calendário cultural carioca pode ganhar mais um nome de peso. O Sundance Festival, a maior mostra de filmes independentes do mundo, que há 32 anos se realiza em Utah, quer ter a sua versão brasileira. Robert Redford, criador do Sundance, entregou a proposta ao Eduardo Paes, que cogita receber o evento na ainda não inaugurada Cidade da Música.
Pode ser um bom incentivo pra alguém tomar alguma atitude em relação ao elefante branco que aquela obra se tornou sob sol e chuva, que pra mim parece mais cenário de Tony Hawk Pro Skater 3 do que nova sede da Orquestra Sinfônica Brasileira e o principal centro de espetáculos musicais do estado do Rio de Janeiro. Reza a lenda que a Cidade da Música abrigará a maior sala de concertos de orquestra sinfônica e ópera da América Latina, com até 1.800 lugares.

Bom, eu sou Gabeira até o final. Mas se o Rock in Rio começar a sair do papel, até porque já é quase daqui a um ano, o Medina entrar em ação de uma forma positiva trazendo uma boa e selecionada programação de artistas; mais a confirmação do Sundance, com o reinício das obras e conclusão da CM... O nosso atual prefeito Eduardo Paes e sua equipe, merecerão alguns devidos parabéns.

---------

No Brasileirão o único carioca a vencer foi o Vasco, que saiu da zona de rebaixamento e subiu 3 posições. A garotada vem dando conta do recado enquanto as contratações pegam ritmo de jogo e finalizam o burocrático. Sem perder após a Copa do Mundo, o time de PC Gusmão pega domingo às 18h30 no Maracanã, o Flamengo, no maior clássico carioca. No Clássico dos Milhões o Flamengo vem meio à deriva após a derrota de 1x0 para o Inter no sul e um time ainda sem identidade; contra o Vasco vivendo uma melhor fase: embalado com a vitória em casa, o elenco ganhando cara, confiante após o pênalti defendido por Prass e algumas possíveis estréias.
Independente de qualquer coisa, quando a bola rola no Maraca, clássico é clássico e é 11 pra 11.
Todo mundo é igual, a diferença tá em quem se supera.


Black Alien, From Hell do Céu

"Observe a ordem natural das coisas em declive
INCLUSIVE EU TIVE LÁ, E NÃO TE VI LÁ
Frente a frente, lado a lado
Tête-à-tête, com os mestres das marionetes
Vê se assimila
Quem orquestra, quem adestra e quem tem a chave-mestra
QUEM DILATA A SUA PUPILA, quem nos aniquila
From hell do céu
Quebrar barreiras, comunicação na torre de babel
Interferência na freqüência
Acordar primeiro pra realizar o sonho é a ciência."


Yan

quarta-feira, julho 21, 2010

Num turbilhão de desejos... Fez-se a luz


Rio, 06/05/10

O sol ferve lá fora, filtrado pela cortina, somos abençoados com mais um dia lindo de céu azul em pleno outono. Dia mais que positivo para qualquer ação e eu aqui, trancado em minha mente, perdido em pensamentos que subtraem minha força. Meu físico e psicológico andam sonolentos...
Talvez eu pare no tempo um pouco e dê atenção a outras coisas. A falta de vontade, paixão, prazer no dia-a-dia, me tornou isso: um ser incompleto; um robô com cérebro, um corpo sem alma. Fazendo tudo sob um padrão que não me satisfaz, tudo certinho, contra o meu gosto, contra o meu coração. O padrão perfeito, a linha do tempo de um jovem em formação... Quero que se foda. Formação de quê? De caráter que é bom hoje em dia tá difícil... Eu. Quero. Ser. Feliz. Ponto. O Tempo e Deus andam lado a lado.
Não devemos ser filhos dessa velocidade competitiva atual, escreve aí: no século XXI nossa geração se tornou ratos de laboratório do mundo mundo globalizado. Quero a minha juventude para alegrar minha alma e crescer como pessoa, equilibrar minha sabedoria e estender pontes, viver o tudo como um todo, cheio de valores e culturas. Preciso ver o céu de outros lugares, outros ângulos desse doce pôr-do-sol, outras cores, outras formas, outras ondas, outros sorrisos na multidão... Minha mente sufoca meu corpo tamanha sua imaginação, sinto-me pequeno diante de tantas coisas que quero fazer, tantas coisa a viver...
Foco, sacrifíco, força, disciplina. Fé.
Abro a cortina e deixo ele entrar. O sol esquenta e me renova, agora certo em meus passos, tudo que se foi parece tão distante e antigo. Sigo tranquilo em meus passos apaixonados no contrapasso da vida pois, descobriram que um tropeço só nos projeta mais a frente. Não sei para onde vamos e nem o que vai acontecer, mas eu? Vou relaxar e curtir a viagem.

Uma vez me perguntaram se eu tinha um sonho.
...
Sim... Eu tenho um sonho.
E ele começa agora.



John Mayer, Walk On The Ocean (Live Acoustic)

"We don't even have pictures
Just memories to hold
Cause sweeten each season
We slowly grow old"



Yan

quinta-feira, julho 15, 2010

Mens Sana in Corpore Sano

Experience. Dream. Risk. Close your eyes and jump. Enjoy the freefall. Choose exhilaration over comfort. Choose magic over predictability. Choose potential over safety. Wake up to the magic of everyday life. Make friends with your intuition. Trust your gut. Discover the beauty of the uncertainty. Know yourself fully before you make promises to another. Make millions of mistakes so that you will know how to choose what you really need. Know when to hold on and when to let go. Love hard and often without reservation. Seek knowledge. Open yourself to possibility. Keep your heart open, your head high and you spirit free. Embrace your darkness along with you light. Be wrong every once in a while, and don´t be afraid to admit it. Awaken to the brilliance in ordinary moments. Tell the truth about yourself no matter what the cost. Own your reality without apology, see goodness in the world.
Be Bold. Be Fierce. Be Grateful. Be Wild. Be Crazy and Gloriously Free.
Be You.
Go Now and Live.


The Beautiful Girls, Let's Take The Long Way Home

---------

Última sexta-feira, dia 09 de Julho, rolou show do 50 Cent live in Salvador. A abertura da turnê deles no Brasil não foi nem um pouco calorosa, parecia até uma resposta pro comentário infeliz do DJ Whoo Kid, que dizia que o Brasil era só conhecido por "sexo, mulheres e aids". Esse palhaço ao invés de trazer camisinhas pro Brasil, devia trazer também um pouco mais de respeito. Eu não sei se houve erro de divulgação, se o tempo não colaborou, sei que o público foi irrisório pra uma "atração internacional". O show foi praticamente particular para um público de um pouco mais de mil pessoas. A atração em si superou as expectativas... Participações de Charlie Brown Jr. e Adão Negro. O melhor show da turnê com certeza será Rio de Janeiro.



50 Cent, Window Shopper

Pedro

segunda-feira, julho 12, 2010

Vibrando na sintonia

Jornalismo Poético 021 abre a segunda com algumas recomendações muito boas do que vem por aí!

O Rio é abençoado com shows muito especiais e que eu particularmente espero a muito tempo! Duas grandes estrelas negras da música mundial, dois representantes graúdos da música black.

JORGE BEN JOR toca dia 30 desse mês (julho) na Fundição Progresso. Show que eu caço a muito tempo, sempre acontecendo um desencontro, enfim, bate à porta em um ótimo momento. A meia está saindo à R$25 reais e já está à venda na bilheteria da Fundição e nos pontos conveniados.
http://www.fundicaoprogresso.com.br/index.php?page=Internas.Programacao&tipo=Show

Já em setembro LAURYN HILL (ééé) canta o R&B mais sofisticado da atual geração. Autora de um dos cds mais aclamados, um dos mais diferenciados que eu já ouvi, bom do início ao fim: The Miseducation Of Lauryn Hill (1998). O show acontece dia 06 no Citibank Hall. Os ingressos têm pré venda para clientes Citibank, Credicard e Diners entre os dias 12 (hoje) e 18 de julho. O preço dos ingressos infelizmente ainda não foi divulgados.

Presença confirmada em ambos, esse ano o Brasil está sendo ponto de parada de muita gente boa, vide Groundation, Coldplay, The Beautiful Girls, Lauryn Hill...

"Sem música,
a vida seria um erro."
Nietzsche


Jorge Ben Jor, Oba, Lá Vem Ela


Lauryn Hill, Superstar

---------

Se a vida imita a arte e a arte imita a vida, vamos parar para refletir um pouco. Depois de falar sobre a primeira arte, falemos agora da sétima. Vejo que hoje os filmes bem sucedidos são sempre os de animação baseados nos bons valores: Shrek, Nemo, Toy Story, Era do Gelo e por aí vai. Vivemos no tempo em que a sociedade e suas relações ruem no dia-a-dia cada vez mais curto, afogadas num mundo onde só se olha pro próprio umbigo. Viver, deixou de ser algo inspirador, apaixonar-se por algo ou alguém é perda de tempo. Faça 1000 coisas ao mesmo tempo, olhe pra frente, você se torna velho, a vida passou e aí simplesmente fudeu.
É... Eu também não iria querer retratar isso.

Assisti Eclipse (e a trilogia completa) e fiquei de certa forma pasmo com o que vi na telona. Você que ainda não viu o filme, poupe seu dinheiro e invista em outro tipo de cultura.
Os shows eu garanto.


Não Faz Sentido! - Crepúsculo

Yan

terça-feira, julho 06, 2010

Si

É muito engraçado, as coisas parecem mudar quando damos tempo ao Tempo. Tudo muda. Nossos pontos de vista, nossos desejos, nos tornamos seguros, a visão ganha horizontes maiores e quando nos damos conta... O pensamento amanheceu.

Nesse inverno florido os dias têm sido muito bons, os anos ganham vida e não a vida ganha anos, se redescobrindo sempre no passar das estações, despertei ao perceber que as melhores formas de ser feliz estão muito próximas de nós. Basta enxergar e saber valorizar.

Essa vale a pena...


The Presets, The Girl and The Sea

Yan